sábado, 16 de agosto de 2014

Com 215 consoles e mais de 6 mil jogos, Museu do Videogame fará tour pelo país




Criado há cinco anos pelo jornalista Cleidson Lima, o Museu do Videogame, que até o momento fica instalado em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), vai começar a viajar para outras cidades do Brasil.

Por enquanto, é certeza que a mostra irá para Fortaleza e Belém, mas, Lima já foi convidado para expor o acervo em 17 cidades, e no momento, o curador negocia com São Paulo, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro.


A coleção conta com 215 consoles e mais de 6 mil jogos que fazem parte dos 42 anos de história dos videogames. Só para citar alguns exemplos, a mostra exibe raridades do tipo Magnavox Odyssey (1972), Atari 260 (1976), Fairchild Channel F (1976), Telejogo Philco-Ford (1977), Microvision (1979), Vectrex (1982) entre muitas outras.  


Oficializado pelo Ministério da Cultura

No dia 8 de agosto, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que é ligado ao Ministério da Cultura, realizou a oficialização do Museu do Videogame. Com o reconhecimento, o museu entra para a lista das 3.451 instituições oficiais do Ibram. Entre todos os museus mapeados pelo órgão, este é o primeiro que aborda a história dos games.  

Acima, o jornalista Cleidson Lima exibe algumas peças do seu acervo retrô. 


Por Sergio Grecco.

Fontes: G1 e Correio do Estado

Curta também a nossa página: www.facebook.com/culturadosgames






0 comentários:

Postar um comentário